O Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística, é parte da estratégia elaborada pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país, com o objetivo de ampliar a inserção global da indústria automotiva brasileira, por meio da exportação de veículos e autopeças.

Uma das linhas de ação é a isenção de imposto sobre importação de autopeças não produzidas no Brasil. As empresas beneficiadas devem repassar 2% do valor importado para um programa de inovação. E o SENAI é uma das instituições selecionadas pelo governo federal para gerir esses recursos.

2030

 

 

Rota 2030 – Produtividade e Digitalização

Soluções para aumentar a produtividade de indústrias fornecedoras da cadeia automotiva

Na categoria Rota 2030 - Produtividade e Digitalização, o Edital de Inovação para a Indústria vai prestar consultorias em lean e digitalização para aumentar a produtividade de indústrias da cadeia automotiva.

Cada consultoria poderá executar até 600 horas com montante de até R$ 120.000 por consultoria.

Lean (produtividade)

Consultoria de Manufatura Enxuta no processo produtivo da empresa com o aumento em 20% da produtividade e com a redução de desperdícios e custos de produção.

Digitalização

Consultoria em Digitalização com o objetivo de aumentar a produtividade em 10% por meio de tecnologias digitais na linha de produção. O aumento da produtividade ocorre após as intervenções realizadas na linha de produção resultante da análise dos dados coletados.

Público alvo:

  • Possuir CNAE industrial, primário ou secundário.
  • Possuir planta industrial no Brasil, e a consultoria ser realizada nesta planta.
  • Empresas fornecedoras até a terceira camada de Fabricantes Automotivos (CNAES 29.1 e 29.2).
Lean Manufacturing

Rota 2030 – Aliança Automotiva

Na categoria Rota 2030 - Aliança Automotiva, o Edital de Inovação para a Indústria estimula o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores propostos por um grupo de empresas da indústria da cadeia automotiva, que vão compartilhar riscos financeiro e tecnológico.


Rota 2030 – Desafios Automotivos

Pela categoria Rota 2030 - Desafios Automotivos, o Edital de Inovação para a Indústria vai investir no desenvolvimento de soluções inovadoras por startups de base tecnológica, MEIs ou MPEs para desafios apresentados por médias e grandes empresas da cadeia automotiva.

Os projetos são executados pelos Institutos SENAI de Inovação ou Instituto SENAI de Tecnologia, em parceria com as empresas da cadeia automotiva.

Para mais detalhes sobre as categorias clique aqui.

Para saber mais sobre a participação do SENAI no Rota 2030 clique aqui.

 

E-MAIL: istenergia@sp.senai.br
Telefone: (11) 3342 5458